29 de novembro de 2007

Um pouco da nossa História....

Há muitas centenas de anos antes de Cristo nascer, a Península era habitada por um povo chamado Ibero. Com o decorrer dos anos foram chegando outros povos, como os Celtas, os Fenícios, os Gregos e os Cartagineses. A mistura desses povos deu origem ao povo Lusitano.

No século III a. C., a Península Ibérica foi invadida pelos Romanos.
Deixaram-nos vários vestígios como por exemplo: balneários, vias romanas, pontes, aquedutos, templos, o latim a sua língua e a numeração romana.
Mais tarde a Península Ibérica foi invadida pelos Suevos, Visigodos e depois pelos Muçulmanos também chamados de Árabes ou Mouros. Com a invasão dos Árabes os cristãos fugiram para as montanhas das Astúrias onde se iniciou a luta contra os infiéis, eram chamados assim porque a sua religião não era a católica mas sim o Islamismo.
Os Árabes permaneceram na Península Ibérica mais de quinhentos anos deixando vários vestígios como: vocábulos, a numeração árabe, que ainda hoje usamos, conhecimentos de Astronomia, Medicina, Matemática e o uso da bússola.
Em 718, Pelágio venceu a batalha de Covadonga contra os Árabes e foi aclamado rei do primeiro reino Cristão das Astúrias. Mais tarde formaram-se o Reino de leão, Castela, Navarra e Aragão.
Vieram então cruzados de França, entre eles o Conde D. Henrique, para ajudar na luta contra os Mouros. D. Afonso VI, rei de Leão, como recompensa pelos serviços prestados deu a mão da sua filha, D. Teresa em casamento a D. Henrique e, como presente, o Condado Portucalense, que era uma das partes em que estava dividido o Reino de Leão.
D. Henrique quis desde logo tornar o Condado independente mas morreu sem o conseguir. D. Teresa ficou a governar o Condado pois o filho deles, Afonso Henriques era muito novo. D. Teresa manteve-se fiel ao rei de Leão.


Em 1128, D. Afonso Henriques reuniu as suas tropas e venceu as de sua mãe, na batalha de S. Mamede, passando, desde então a governar o Condado.
No ano de 1143, é assinado o Tratado de Zamora pelo qual o rei de Leão concedeu a independência ao Condado Portucalense – Reino de Portugal e D. Afonso Henriques passou a ser o seu 1º Rei.

Conquista definitiva do Algarve – 1249 reinado de D. Afonso III
Batalha de Aljubarrota (1385) – comandada por D. Nuno Álvares Pereira, garantiu a independência de Portugal. Foi aclamado rei D. João Mestre de Avis (D. João I).
Conquista de Ceuta (1415) por D. João I. Portugal estava em crise, eram necessários novos mercados e riquezas.

DESCOBRIMENTOS MARÍTIMOS

Infante D. Henrique funda uma escola náutica em Sagres. Em 1418 e 1419, João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo descobriram as ilhas de Porto Santo e a Madeira.
Em 1427 e 1431, Diogo de Silves e Gonçalo Velho Cabral descobrem os Açores.
Em 1498, Vasco da Gama chegou à Índia.
Em 1500, Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.


MOSTEIROS DE PORTUGAL

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS


Mandado construir por D. Manuel I comemora a descoberta do Caminha Marítimo para a Índia.

MOSTEIRO DA BATALHA


Mandado construir por D. João I para comemorar a vitória na batalha de Aljubarrota.



CASTELO DE GUIMARÃES


É o símbolo da Fundação e da Independência de Portugal. Aqui viveu D. Afonso Henriques.

TORRE DE BELÉM


Mandada construir por D. Manuel I para testemunhar o local de onde partiram as caravelas para os Descobrimentos Marítimos.

1580 - Perda da Independência de Portugal que passa a ser governado pelo rei espanhol Filipe II que se passará a chamar Filipe I.
1640 - Restauração da Independência de Portugal. Foi aclamado rei de Portugal D. João IV.
A 5 de Outubro de 1910 foi proclamada a República e o primeiro presidente foi Dr. Manuel de Arriaga.
Em 1926 tem início uma Ditadura Militar
A 25 de Abril de 1974 deu-se uma revolução, o Movimento das Forças Armadas derruba o governo e passou a haver um regime Democrático. Passou a haver partidos políticos e eleições livres para o governo. As pessoas passaram a ter liberdade de expressão.
Dia 1 de Maio – Dia do trabalhador
Dia 1 de Janeiro de 1986 Portugal passa a fazer da CEE (Comunidade Económica Europeia).
No dia 1 de Janeiro de 2002, o Euro começou a circular substituindo o Escudo

Trabalho colectivo do 4º Ano

1 comentário:

Anónimo disse...

J'ai appris des choses interessantes grace a vous, et vous m'avez aide a resoudre un probleme, merci.

- Daniel