23 de março de 2010

A mimosa solitária...



A acácia mimosa


A acácia mimosa é uma planta originária da Austrália e floresce entre os meses de Janeiro e Abril. Embora possa atingir até 30 metros de altura, na nossa região é bem mais pequena. Há cerca de 500 variedades de acácias sendo a mais comum, no nosso meio, a acácia mimosa amarela. As flores são muito aromáticas e podem ser cor de rosa ou brancas. São em forma de globos com cerca de 5-6 milímetros de diâmetro. Dá frutos em forma de vagem com mais ou menos 40-100 milímetros de comprimento. Encontamos estas plantas nas bermas das estradas, junto aos rios e a fazer a divisão de alguns campos de cultivo.

***

(Recorremos à Internet para sabermos estas coisas)

***

O Davide diz que as suas folhas são muito misteriosas pois fecham os seus numerosos folículos quando lhe tocamos :)

***

Inspirados nestas plantas......

***

- Ai, - suspirou a árvore mimosa - já estou cansada de estar aqui sozinha, sem ninguém para falar.

Pensava nisto dias sem conta. Estava sempre triste. Então quando chegava o Verão e o Outono ela até parecia que estava morta. Estava sempre sozinha.
Até que um dia apareceu um menino que fez a árvore pensar:

- Estou farta. As pessoas vêm cá e nem sequer dão conta que eu estou sozinha. Queria ver se fossem elas a estar aqui sozinhas sem ninguém para falar!

Estava tão atenta ao seu pensamento que nem tinha visto que o menino não estava lá por estar, estava sim a plantar mais árvores. A mimosa ficou tão feliz que esqueceu os seus pensamentos tristes e passou a adorar ver as vizinhas árvores a crescer.
.
Sónia, 4º Ano



Era uma vez uma mimosa que vivia num local deserto, tinha um aspecto muitíssimo bonito, especialmente na fase que se encontrava carregadinha de lindas flores amarelas e cheirosas. Um dia passaram uns caçadores perto dela e disseram:
-Que rica árvore! E tão sozinha, como ela sobreviveu ao grande incêndio que aqui surgiu pelo Verão! Esta floresta era tão verdejante que até dava gosto passear por aqui e caçar uns passaritos para o lanche.
A mimosa sentia-se muito sozinha e ao ouvir esta conversa, pôs os caçadores de boca aberta dizendo:
- Por favor vão caçar para bem longe daqui, porque eu sou uma pobre árvore e sendo a única aqui nesta zona sou o abrigo de centenas de passarinhos, todas as noites. E assim com a companhia destas pequeninas aves, sinto-me alegre, muito feliz. Adoro quando em mim fazem os seus ninhos, tem os seus filhotes e poisando nos meus ramos eu sinto-me alegre, saudável e útil.

Os caçadores assustados, por verem uma árvore a falar, fugiram e nunca mais voltaram a atormentar as aves naquele lugar.
.
Diogo, 3 Ano
.

Sem comentários: