17 de novembro de 2008

O meu Magalhães...


- Magalhães? -perguntam vocês…pois, era o meu “Magalhães” mais conhecido por lousa, um pedaço de ardósia encaixilhado em madeira. Para escrever tínhamos um ponteiro igualmente em ardósia que ao mais pequeno descuido partia aumentando assim o número de ponteiros.
Era nela que fazíamos as contas e as tabuadas. Apagava-se com uma esponja e água. Quando estava muito suja passava-se um pano com um pouco de óleo ou azeite limpando de seguida com um pano seco. Ficava como nova. Se não fosse bem limpa ficava muito untada apagando-se tudo o que nela se escrevesse. Lembro-me de quando não me apetecia fazer os trabalhos de casa, que normalmente eram contas, untava a lousa e chegando à escola dizia que tudo se tinha apagado porque a lousa tinha sido limpa com óleo. Havia de ser eu a professora...
Mas agora não fiquem com ideias de não fazer os trabalhos de casa...vocês não usam lousa...

Sem comentários: